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Preocupa-me pouco aonde ir - disse Alice.
Nesse caso, pouco importa o caminho que sigas - replicou o gato.

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Aprendendo a multiplicar com a tabuada dos dedos

[♀]Matemática na Veia 2007-2016 O Blog do Estudante Inteligente

Relatos de erros e correções em relação ao português serão bem vindos e podem ser esclarecidos através do RH - Sugestões e Reclamações.

INTRODUÇÃO À MULTIPLICAÇÃO

           Durante a Idade Média e o Renascimento, poucas foram as pessoas que chegaram a conhecer as tabelas de multiplicação para além de 5x5. Assim, usava-se um método muito popular que se baseava no uso dos complementos dos números dados relativamente a 10. Como tal, o complemento de n relativamente a 10 será 10-n.
Neste método era frequente usar os dedos das mãos como instrumento de cálculo. Associam-se aos dedos de cada mão os números de 6 a 10, começando pelo dedo mindinho.

           Para multiplicar 7 por 8 tocam-se os dedos associados ao 7 e ao 8, como se observa na figura seguinte .


           Note-se que o complemento de 7 está representado pelos três dedos superiores [situados acima dos dedos em contacto] de uma mão e o complemento de 8 pelos dedos superiores na outra mão. Os cinco dedos inferiores representam o 5, ou seja, 5 dezenas. A 50 adiciona-se o produto dos dedos superiores, 3x2 , ou seja 6, dando no total 56.


           Como é isto possível? Ao calcular pxq (p, q=6, 7, 8,9), juntam-se p-5 dedos na mão esquerda e ficam 10-p dedos. Na mão direita juntam-se q-5 dedos e sobram 10-q dedos.
A soma dos dedos da mão esquerda com os dedos da mão direita representa as dezenas, ou seja, 10(p-5+q-5) A este resultado adicionam-se o produto dos dedos que sobram de ambas as mãos, ou seja, (10-p)(10-q) Assim, o resultado é, 10(p-5+q-5)+(10-p)(10-q) ou seja,
10p-50+10q-50+100-10q-10p+pq=pxq
           Este método simples de usar os dedos para calcular o produto de qualquer par de números compreendidos entre 6 e 10 foi extensivamente usado durante o Renascimento, ainda hoje é utilizado em certas zonas rurais da Europa e da Rússia.
Este método deve ser dado a conhecer aos alunos, em qualquer nível de escolaridade, visto ser um método de multiplicar interessante, curioso e motivante.

Em breve mais atualizações, aguarde.

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Antonio Sobre a Autor:
Antonio Blogueiro desde 2007, gaúcho, gosta muito de ler, e é totalmente viciado em internet. Comecei blogar em 2005, e criei o Matemática na Veia no inicio de 2007. Sou formado em licenciatura Plena em Matemática pela UFPEL. Servidor Público,e fanático pela Web.
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9 Comentários:

  1. aff vc faz uma conta exemplo:7x8 e depois tem que fazer 3x2

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  2. Sim, eu Gostei, muito boa essa tecnica com os dedos.
    Abraço.

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  3. Legal mesmo! Hoje é simplesmente uma curiosidade, mas a 200 500 anos a grande maioria dos povos usava esta tècnica.
    Na verdade a base ainda é usada até hoje em nosso sistema de numeração. Mas aí já é outra história.

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  4. ?????? nao da nem para falar para vc desenhar amigo eu quero estudar para a prova eu ja vi isso na escola muito bom nossa bleeeeeee nao da para por algo mais possivel de ler

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  5. portugues::::ta tudo errado manow
    espanol::esta mal todo
    ingles::this all wrong
    chines(sinplificado)::這都是錯誤的
    alemao::das alles falsch
    haaaaa eu fala mais linguas argetino menos chines chines sinplificado eu copiei do google tradudor
    espanol::Chino simplificado copié de Google Translator

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  6. Isso mesmo, 這都是錯誤的 você também!

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  7. Aff , deu errado coloquei 8.8 deu = 69

    Porem coloquei essa conta na calculadora e deu = 64

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